Redimensionando e convertendo imagens no Linux

Exemplo de situação: meu site está pesado, sei que tem muitas imagens JPG pesadas que foram enviadas sem nenhuma compactação ou redimensionamento, como imagens originais de câmeras, então preciso de uma forma de reduzir todas as imagens de uma vez.

Obs.: Este tutorial é feito com base no Ubuntu, por isso o uso do apt-get install, verifique o comando de instalação para a sua distribuição.

Instalando o pacote necessário:

sudo apt-get install imagemagick

Após a instalação, aqui está um exemplo bem prático que provavelmente é o que você estava procurando:

mogrify -resize '2048x2048>' -quality 90 *.jpg

Este comando converte as imagens da pasta que sejam .jpg para caber dentro de 2048×2048, porém mantendo as proporções e por fim compacta para 90% de qualidade.

Este mesmo pacote trás também um outro comando bastante útil:

convert imagem.png imagem.jpg

Nesse caso estamos convertendo imagens PNG para JPG.

Ele também pode receber parâmetros, como por exemplo:

convert imagem.png -quality 60 -resize '1200x1200>' imagem.jpg

Observações sobre o -resize: se você não colocar o > no final e houverem imagens na pasta menores do que o tamanho que você informou, elas serão aumentadas e você terá uma imagem desfocada e mais pesada. Este simbolo é para que só sejam reduzidas as imagens maiores do que o tamanho informado. Isso não interfere em outros parâmetros como o -quality que será aplicado em todos os casos.

Autor: Frederico de Castro

Diretor de tecnologia da Surreal Group, formado em sistemas de informação, com experiência em desenvolvimento web e desktop desde 2006, gosta de tudo relacionado à tecnologia e automação no ambiente web.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *